O que significa que Deus é nosso Galardoador?


Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que se aproxima de Deus tem que creia que Ele existe e que Ele é galardoador dos que o buscam.

A maioria das pessoas citam apenas a primeira parte de Hebreus 11:6, “sem fé é impossível agradar a Deus”. No entanto, ele continua, “pois aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Ele é galardoador dos que o buscam”. Em outras palavras, a fé que agrada a Deus é o tipo de fé que acredita que Deus existe e que Ele é galardoador.
A Bíblia também diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Assim, mesmo em momentos de dificuldade, quando não vemos coisas boas acontecer em nossas circunstâncias, devemos acreditar que Deus vai mudar as coisas e nos recompensar.
Deus mudou as coisas em torno de Rute, a viúva moabita, quando ela começou a acreditar no Senhor e fez dele seu Deus. A Bíblia diz-nos que a ela foi dada plena recompensa pelo Senhor quando ela veio debaixo das suas asas para refugiar-se. Ele não apenas dar-lhe proteção, Ele também deu sua provisão abundante, superando favor e uma redenção gloriosa.
Quando Raabe, a prostituta de Jericó, ouviu relatos de como o Senhor tinha aberto o Mar Vermelho para os filhos de Israel, ela acreditou que Ele é Deus em cima no céu e em baixo na terra. Embora Raabe não tivesse testemunhado pessoalmente os milagres, ela creu em Deus e escondeu os espias judeus de seus perseguidores. Por causa de sua fé, ela não só não pereceu com os que não creram, como também foi lhe dado um lugar no hall da fé em

Hebreus 11 .
Deus ficou tão satisfeito com a fé dessas duas mulheres gentias que Ele não só abençoou-as, mas Ele também colocou-as na genealogia de seu Filho Jesus Cristo, o grande Redentor e recompensador.
Amado, quando vens para o Senhor com as suas necessidades, acredita que Ele é Deus, e que Ele é galardoador. Deus tem prazer neste tipo de fé. Ele quer ser o recompensador da tua fé Nele!

Algumas boas traduções bíblicas usam palavras que não são muito comuns nas nossas conversas diárias.

Vamos usar a palavra “galardoador” para ilustrar como esclarecer dúvidas quando encontramos palavras desconhecidas na leitura bíblica. Em Hebreus 11:6, o autor disse: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (da versão Almeida Revista e Atualizada, 2ª edição – RA2).

Se você já conhece a palavra, o versículo fará sentido e você continuará a sua leitura. Se não, há várias maneiras simples de esclarecer a dúvida para compreender a leitura.

(1) Consultar outras versões. Há várias traduções da Bíblia na língua portuguesa. Algumas são melhores do que outras, mas nenhuma é perfeita para todos os leitores. Quando encontra uma palavra difícil, pode procurar outras versões para achar uma palavra mais comum. No caso da palavra galardoador em Hebreus 11:6, algumas (como a Revista e Corrigida) usam a mesma palavra. Mas se comparar algumas outras versões (neste caso, a NVI ou a NTLH), vai encontrar uma frase mais simples – “que recompensa”.

(2) Consultar um dicionário comum. Se não tiver acesso a outras versões, pode consultar um dicionário como o Aurélio ou Houaiss e descobrir que um galardoador dá um galardão, que significa recompensa ou prêmio.

(3) Procurar o sentido da palavra original. Em alguns casos, consegue-se um entendimento melhor por meio de dicionários bíblicos ou léxicos que tratam do significado da palavra no idioma original. O Novo Testamento foi escrito em grego, e quase todo o Velho Testamento, em hebraico. Bons dicionários bíblicos (como o Dicionário Vine) são caros, mas podem ajudar o estudante esforçado. Vine define “galardoador”, citando a palavra grega (misthapodotes) e explicando seu significado: “aquele que paga salário”. Depois, ele fala das origens da palavra e comenta sobre o uso dela em Hebreus 11:6 (Dicionário Vine, página 671).

Com estas informações, o versículo citado se torna fácil. Devemos crer em Deus e acreditar que ele dá a recompensa para aqueles que o buscam. Agora, a parte difícil não é a compreensão, e sim, a aplicação. Você realmente está buscando Deus?

Comentários